Meio Ambiente

Ao longo de sua história a HYDROS vem acrescentando no seu currículo larga experiência nas diversas áreas das ciências que tratam do meio ambiente, incorporando novas tecnologias na condução dos estudos e projetos que desenvolve.

A experiência necessária para estabelecer modelos conceituais consistentes e a adoção de abordagens metodológicas sempre atualizadas, possibilitam a HYDROS mobilizar recursos técnicos e humanos de grande experiência na medida exata das necessidades de cada projeto.

  • Avaliação Ambiental Integrada

    A multidisciplinaridade exigida em estudos ambientais leva à necessidade de aplicação de metodologias específicas capazes de promover a troca eficiente de informações e a discussão integrada dos resultados. Ao longo dos últimos anos, a HYDROS vem desenvolvendo trabalhos relevantes e de elevado grau de complexidade neste campo.

    Para tanto, além de contar com sua própria equipe de especialistas, tem conseguido se articular e coordenar de forma integrada trabalhos com algumas das  mais conceituadas instituições de pesquisa do país. Entre os estudos já desenvolvidos, estão Estudos de Impactos Ambientais (EIA/RIMA), Avaliações Ambientais Estratégicas, Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação Ambiental, inclusive de  áreas submetidas à disposição de efluentes.

  • Diagnóstico e Monitoramento Ambiental

    A relação do homem, seu modo de vida e sua atividade produtiva com o meio ambiente, vem desencadeando processos cada vez mais complexos. A compreensão destes processos a partir da avaliação integrada de componentes bióticos, físicos, sociais e econômicos no âmbito específico ou estratégico é fundamental para a tomada de decisões.

    Estudos SocioeconômicosCom uma visão ampla e integrada da problemática ambiental, a HYDROS desenvolve estudos socioeconômicos envolvendo o diagnóstico de perfil e dinâmica populacional, fluxos migratórios, acesso a serviços sociais, associativismo, infraestrutura, uso e ocupação do solo. Nos estudos desenvolvidos, a empresa adota metodologias amplamente testadas, e apoia as análises em pesquisas qualitativas e survey, assim como em dados secundários obtidos em fontes oficiais e reconhecidamente qualificadas. Desenvolve também estudos com metodologias que incorporam a participação social como dimensão relevante do conhecimento da realidade e na proposição de diretrizes e projetos socioambientais.

    Estudos do Meio BióticoEstudos direcionados ao meio biótico vêm ganhando importância como ferramenta fundamental ao gerenciamento ambiental. Nesta área, os principais estudos desenvolvidos pela HYDROS incluem a flora e a fauna em diferentes ambientes terrestres, estuarinos, dulciaquícolas e marinhos, sempre voltados à caracterização, ao diagnóstico ambiental, ao monitoramento, à obtenção e avaliação de índices ecológicos e ao estabelecimento de indicadores de susceptibilidade. Dentre os estudos desenvolvidos destacam-se diagnósticos de mastofauna, avifauna, herpetofauna, entomofauna, vegetação (mapeamento de cobertura vegetal, fitossociologia, florística e inventário florestal em cerrado, caatinga, restinga, manguezal, mata atlântica e ecótonos), comunidades aquáticas (macrófitas, plâncton, bentos e ictiofauna) para fins de licenciamento ou realização de estudos específicos.

    Avaliação de Corpos HídricosA experiência da HYDROS em avaliação de corpos aquáticos se estende desde à definição do programa de investigação mais adequado até a análise e interpretação dos resultados obtidos. Com uma equipe técnica qualificada, parcerias com laboratórios certificados e utilização de equipamentos especializados adequados à necessidade de cada projeto, a HYDROS tem atuado no monitoramento e na investigação de contaminações na água, no sedimento e na biota. Ao longo deste período, seus trabalhos têm contribuído para o desenvolvimento de novas metodologias implantadas e aprimoradas a cada novo projeto.

    Estudos OceanográficosA experiência da HYDROS em levantamentos oceanográficos, associada à sua rede de colaboradores habilitam a empresa para o planejamento e a implementação de campanhas oceanográficas de todos os portes. Destaca-se o estudo desenvolvido na Baía de Todos os Santos e região costeira de Salvador – BA, compreendendo o planejamento, mobilização  internacional e instalação de equipamentos oceanográficos, entre correntógrafos, sondas multiparâmetros e marégrafos de alta precisão para realização de medições sinópticas, tendo se se configurado  como um dos maiores projetos envolvendo levantamentos oceanográficos para fins ambientais já realizados no Brasil.

    Modelagens Matemáticas

    Atenta às inovações tecnológicas e às mais recentes necessidades do mercado, a HYDROS vem se capacitando e consolidando parcerias com as principais instituições de pesquisa do Brasil nesta área. A experiência da HYDROS inclui a modelagem matemática da hidrodinâmica costeira, do transporte de sedimentos e da dispersão de contaminantes para o suporte a ações de gestão, como a avaliação de alternativas locacionais de grandes empreendimentos, dimensionamento e monitoramento de emissários submarinos, prognósticos ambientais, identificação de áreas de risco e planos de contingências.

    Diagnóstico e Monitoramento da Atividade Pesqueira

    Uma das mais antigas e tradicionais atividades econômicas no Brasil, a pesca, além de produzir renda, configura-se também como importante patrimônio cultural, principalmente para comunidades do nordeste brasileiro. A sua prática, no entanto, depende da qualidade ambiental dos ecossistemas, muitas vezes ameaçados por atividades econômicas diversas. Neste contexto, a HYDROS vem desenvolvendo atividades de monitoramento de desembarque pesqueiro, visando à produção de indicadores que possam apontar possíveis impactos na atividade e, a partir destes resultados, dotar o empreendedor dos subsídios necessários a tomada de decisão quanto às medidas de compensação e mitigação a serem adotas junto às comunidades afetadas.

  • Estudos e Planos para Unidades de Conservação

    O processo de consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) requer um conjunto de medidas para a proteção integral ou conservação de áreas ambientalmente representativas, principalmente em Unidades de Conservação (UCs) já criadas. Nesse sentido, a HYDROS tem desenvolvido estudos sobre o tema e conta com uma equipe com capacidade para dar o suporte técnico necessário à criação e manutenção desses espaços, com a elaboração de Planos de Manejo, Planos de Consolidação Territorial e outros instrumentos. Dentre os trabalhos desenvolvidos pela empresa destacam-se os diagnósticos socioambientais e estudos para revisão de limites e enquadramento de UCs ao SNUC.

  • Licenciamento Ambiental

    O Licenciamento Ambiental é uma etapa obrigatória no processo de implantação de todo empreendimento no país. Em função de seu porte e potencial poluidor, podem ser exigidos estudos ambientais em diversos graus de aprofundamento, podendo chegar à necessidade de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e a realização de Audiências Públicas.

    É na etapa de licenciamento que as principais questões ambientais são identificadas, diagnosticadas e avaliadas, as soluções negociadas e os projetos aprimorados. Especificamente nesta área, a Hydros vem acumulando larga experiência com projetos de infraestrutura de transporte, saneamento e irrigação. Nossa experiência nos permite atuar nas diversas etapas do processo de licenciamento ambiental, entre elas:

    • Assessoria no acompanhamento do Processo de Licenciamento Ambiental;
    • Elaboração de Relatórios Ambientais Preliminares (RAPs);
    • Estudos de Impacto Ambiental (EIA – RIMA);
    • Condução de Audiências Públicas;
    • Elaboração de Planos Básicos Ambientais (PBAs);
    • Implementação de PBAs: supressão vegetal, resgate de flora, reflorestamento, resgate de fauna, monitoramento ambiental, reassentamentos, entre outros.
  • Análise de Risco

    A busca por abordagens objetivas de apoio à gestão levou a HYDROS a incorporar técnicas de análise de risco aos estudos ambientais que desenvolve. Nossa experiência inclui estudos de risco à saúde humana associada ao consumo do pescado contaminado em  comunidades pesqueiras no entorno da Baía de Todos os Santos – BA e risco  associado à implantação e à operação de grandes empreendimentos.

  • Educação Ambiental

    A sustentabilidade ambiental, hoje influenciando de forma decisiva o sucesso de todo empreendimento passa necessariamente pela gestão participativa. Garantir que este processo seja conduzido por profissionais experientes e que sejam adotadas técnicas que considerem as características específicas de cada comunidade é a melhor maneira de permitir o real envolvimento da sociedade. Nesta área de atuação a  HYDROS vem acumulando larga experiência, principalmente associada a projetos de infraestrutura de transporte, irrigação e saneamento.

  • Sistema de Informação Geográfica

    A utilização de técnicas modernas de tratamento e gerenciamento da informação tem sido uma constante nos projetos desenvolvidos pela HYDROS. Com equipamentos e softwares de última geração e uma equipe qualificada, a utilização do Sistema de Informação Geográfica tem contribuído de forma significativa para uma melhor avaliação e integração dos resultados obtidos nos estudos que desenvolvemos.

  • Avaliação de Processos Industriais

    A pressão das atividades industriais sobre os sistemas ambientais é uma preocupação de gestores públicos e constitui também balizador da atuação de empresas do setor. A percepção da responsabilidade comum pela manutenção da qualidade ambiental e seus reflexos sobre a qualidade de vida do homem, vêm mobilizando todos os setores da sociedade na busca pelo uso racional dos recursos disponíveis.

    Nesta perspectiva, a HYDROS vem se qualificando e buscando tecnologia internacional para atuar junto às indústrias em auditorias ambientais, avaliação e otimização dos processos produtivos, bem como no gerenciamento adequado de seus passivos ambientais.